Geeks? Nerds? Dorks???

by

Mais uma vez a serviço dos noobs da blogosfera, essa coluna vem deixá-los ainda mais confusos sobre a dicotomia NERD / GEEK com esse post pretensioso e nada original, porém comprido e completo. Digo dicotomia porque ao contrário do que alguns incautos blogueiros dizem por aí, geek não é a mesma coisa que nerd, a menos que você seja muito burro para diferenciá-los. Porém, mesmo admitindo a diferença entre os termos, há controvérsias quanto ao uso das expressões. Encontrei muitos usos bem diferentes na internet e agora compartilho a “pesquisa” aqui no blog, tentando ir além das inúmeras meras especulações sobre o uso adequado dos termos.

Vertentes da doutrina:

1. Geek é a mesma coisa que nerd

Imagino que muita gente confunda porque sempre foi chamado pelos dois termos: ou porque de fato é tanto geek quanto nerd, ou porque quem rotulou assim também não sabia a diferença.

vai dizer que trekkie é a mesma coisa que trekker?

vai dizer que trekkie é a mesma coisa que trekker?

2. Geek é o nerd descolado

Considerar que “geek” é o nerd descolado só prova que há uma modinha que faz com que pessoas que antes tinham preconceito contra geeks e nerds achem descolado ser deslocado.

vai dizer que qualquer nerd tem o calibre da Megan Fox?

vai dizer que qualquer nerd tem o calibre da Megan Fox?

3. Geek é uma forma mais pejorativa

Há também quem diga o contrário da vertente anterior, alegando que geek é um termo mais pejorativo de chamar um nerd; pessoalmente, me parece que “dork”, palavra cujo significado também confundem com o de geek e nerd, seja o mais pejorativo dos três, mas explicarei isso melhor depois.

Sheldon e Leonard

Cena 1 (ep 1, 1ª temporada): Penny pergunta porque Raj não fala com mulheres e Wollowitz responde “because he’s kind of a nerd” / Cena 2 (ep 2, 1ª temporada): Após acordar e descobri que Leonard e Sheldon invadiram seu apartamento à noite para organizar sua bagunça, Penny grita “you geeky bastards!”

4. Geek é o nerd tech

Confesso que, até onde me lembro, essa foi a primeira definição de geek com que tive contato. Geeks seriam o tipo de nerd cujo interesse tem foco em tecnologia. Por outro lado, também é freqüente encontrar nerd definido como computer geek. Ou seja, ficamos na mesma.

o tipo de nerd de quem você tira sarro na escola e que depois se torna seu chefe.

o tipo de nerd de quem você tira sarro na escola e que depois se torna seu chefe.

5. Geek é questão de gosto, nerd de comportamento

É a vertente da qual atualmente sou adepta. Enquanto ser geek dependeria gostar de temas característicos, ser nerd implicaria agir de maneira característica. Quanto a isso, duas ressalvas: agir de maneira característica não abre margem para incluir posers na categoria de nerds, e intensidade e profundidade de gosto não se medem por comportamento já que essa vertente não admite definição de padrões de comportamento geek.

então é o gosto, o comportamento ou as suas escolhas que dizem quem você é, Harry?

então é o gosto, o comportamento ou as suas escolhas que dizem quem você é, Harry?

Não gosto de incentivar o uso de rótulos, mas não saber o que cada termo significa não impede que as pessoas usem as expressões, apenas faz com que usem errado ou de formas muito divergentes como as descritas acima. De qualquer forma, vai aí uma lista básica:

NERD

Uma das possíveis origens é a gíria de estudantes americanos dos anos 40 “nut”, cujo significado corrente era “stupid or crazy person”, alterada na fala para “nert”, posteriormente adotadas as grafias “nerd”, “nurd” ou até “gnurd”. Os primeiros registros do uso do termo nerd datam da década de 1950, mas o termo teria se popularizado na década de 70.

Ainda se encontra nos dicionários a definição “stupid person” para o termo NERD. Outras definições atuais englobam também as expressões, “unattractive”, e “foolish” person, mas a minha preferida é “an intelligent but single-minded person obsessed with a nonsocial hobby or pursuit, or accomplished in scientific or technical pursuits but who is felt to be socially inept.”

A maior parte das definições incluem: a falta de habilidade social; a inteligência; a avidez pelos estudos; o gosto por assuntos científicos, tecnológicos ou apenas incomuns; o caráter pejorativo do termo. Achei curioso encontrar um dicionário que definia nerd como alguém que sabe o que realmente interessa e importa sem se distrair com assuntos triviais, ou jogos de status, ou com a própria aparência.

GEEK

Suspeita-se que a palavra tenha origem na língua germânica antiga, da expressão “geck”, que literalmente significava “fool”.Por isso a palavra geek também designa uma espécie de bobo-da-corte, de personagem de carnaval e circo cujo show se baseia em coisas bizarras como arrancar a cabeça de uma galinha viva com os dentes.

Apesar da origem bizarra, ainda se define geek com a idéia de “fool” e “clumsy”. Na verdade, os significados nos dicionários para nerd e geek variam pouco, exceto pela parte que engloba o núcleo original (respectivamente stupid/crazy e fool), que mesmo assim são idéias semelhantes. Por isso, geeks são descritos como pessoas peculiares, intelectuais, entusiastas de computadores e tecnologia, single-minded e socialmente inaptos.

DORK

O termo dork deriva das palavras “jerk” ou “dick” e tem na definição os núcleos originais de nerd e geek, ou seja, “stupid” e “fool”. Além de dork ser definido como ridículo, normalmente traz até mesmo a expressão nerd como sinônimo.

Outros dois termos que também vale a pena destacar para os noobs perdidos que ainda estão confusos:

NOOB

É freqüente nos ambientes geeks e nerds o uso da expressão noob, ou newbie, que deriva de “newborn” ou “new boy”, gírias britânicas de militares e estudantes das décadas de 60 e 70. O termo designa, sem dúvida ou doutrina divergente, a pessoa novata, inexperiente, principalmente em relação à internet e tecnologia, ou seja, um “newcomer”.

Os critérios para definir um noob variam muito, como já foi dito em outros posts dessa coluna. Basicamente, ser noob quanto a coisas geeks e nerds é ser um deslocado entre os deslocados; vale observar que algumas pessoas, embora possuam alguns gostos geek ou comportamentos nerd, são consideradas noobs, por seu gosto ou comportamento ser limitado – não é preconceito, é que dizer que é geek de Star Wars sendo que só viu a trilogia nova é evidentemente inaceitável.

POSER

Deriva de uma gíria punk usada para depreciar aquele que “talk the talk but don’t walk the walk”, ou seja, aquele que só faz pose, um “wannabe”. Um exemplo: dizer que joga RPG sendo que nem sabe fazer uma ficha de personagem (se não sabe fazer, não finja que sabe, vá aprender).

Depois de tudo isso, infelizmente chegamos a poucas conclusões. Por exemplo, outro dia estava em uma loja de artigos de RPG e quadrinhos (a Terra Média, no Shopping Santa Cruz, em São Paulo), e um sujeito de terno estava comprando revistas e action figures: um geek disfarçado de estagiário de escritório! Ele não agia ou se vestia de forma característica, como um nerd ou dork, se não estivesse comprando coisas naquela loja ninguém suspeitaria que ele curtia RPG. Como já falei antes, prefiro definir nerd conforme critérios de comportamento, usar geek conforme os gostos e empregar o termo dork em relação à aparência característica.

Termos como geek e nerd são motivo de orgulho quando são usados por alguém de dentro da “comunidade”, mas normalmente ofensivos quando usados por outsiders. Da mesma forma, têm significados semelhantes e usos semelhantes, embora eu prefira distinguir as expressões. Em suma, sendo gírias, cabe lembrar que o uso é sempre impreciso, e que para esse tipo de linguagem vale mais o uso que a origem epistemológica.

Aqui estão as principais fontes de referência usadas no post, que recomendo para aprofundamento:

http://dictionary.reference.com/

http://ask.yahoo.com/20060818.html

Agradecimentos especiais ao sr Mestre, que, mesmo tendo me acusado (injustamente, é claro) de roubar a sua idéia de post, me ajudou discutindo um pouco sobre as vertentes doutrinárias do assunto. Afinal, nem todos os deslocados do colégio eram nerds, mas todos os nerds eram deslocados… eles e “os caras que vestem preto e matam todo mundo no terceiro ano, mas esses são raros por aqui…

Anúncios

16 Respostas to “Geeks? Nerds? Dorks???”

  1. leanderbanegas Says:

    roubou minha idéia!!!

    mas o termo geek esta perdendo o sentido perjorativo mesmo para outsiders, pq a geekice esta dominando a cultura pop…

    mas ainda sim, geek é questão de gosto não de de comportamento.

    Inclusive, os niveis de geekice de alguem são medidos pela dedicação que uma pessoa tem a certo gosto, e não pela maneira que ela se comporta. Por isso, alguem que consiga recitar o juramento Jedi inteiro mas usa roupas normais, vai ser sempre mais geek do que o que nem sequer sabia que existia um juramento jedi, mas possui uma coleção de camisetas de SW…

  2. Ing Says:

    Esqueci de mencionar uma hipótese improvável porém bizarra e curiosa que encontrei de que NERD/gnurd/nurd/nert seriam derivados de “knurd”, que é “drunk” ao contrário (…wtf?)

  3. Tessa Says:

    “Imagino que muita gente confunda porque sempre foi chamado pelos dois termos: ou porque de fato é tanto geek quanto nerd”.

    Essa última ai sou eu =P
    Seja gosto ou comportamento estamos ai!! Mesmo antes de virar cool ser nerd.

  4. Abaris Says:

    “Vai dizer que trekkie é a mesma coisa que trekker?”

    The Lite Hearted Trekker vs Trekkie List.

    A Trekker wears a starfleet uniform to a convention because it’s fun.
    A Trekkie wears a starfleet uniform to a convention because s/he has heard that it is in style at the academy.

    A Trekker has a Starfleet Academy window sticker on his car.
    A Trekkie is cramming for the entrance exams.

    A Trekker meets Marina Sirtis/Gates McFadden at a convention, tells her how pretty he thinks she is, that it is too bad she is married or he would ask her out.
    A Trekkie meets Deanna Troi/Dr. Crusher at a convention, tells her how pretty he thinks she is, and asks her if she is still seeing Riker (Picard, some alien patient, et al).

    A Trekker loves watching the show, nitpicking and discussing it with friends.
    A Trekkie loves watching those documentaries filmed aboard the Enterprise.

    A Trekker thinks Wil Wheaton was a lucky kid who got to play a kid on Star Trek.
    A Trekkie thinks that Wesley Crusher was a lucky kid who got to sit on the bridge.

    A Trekker thinks that it is a shame that the show is coming to an end.
    A Trekkie thinks that it is a shame that the crew is being reassigned and the Enterprise is being decomissioned.

    A Trekker knows that there are gaping holes in the technology, but ignores them and enjoys the show.
    A Trekkie can’t wait for the price to come down on those home food replicator units.

    A Trekker buys pips for the rank s/he wants to be.
    A Trekkie wonders why he is constantly passed over for promotion.

    A Trekker tells his/her new girl/boyfriend that s/he really likes Star Trek.
    A Trekkie’s new girl/boyfriend is an underclassman at the academy.

    A Trekker wonders what sex in zero g would be like.
    A Trekkie wonders what sex would be like.

    (P.S.: Achei aqui.: http://www.fortunecity.com/roswell/seance/134/lists/list15.html =D)

    (P.P.S: Não, não sou trekkie nem trekker…)

  5. Ana Carolina Says:

    E ninguém lembra da minha definição: ser nerd é rir de Monty Python e geek… bem, sei lá. Tenho a impressão que essa expressão não se consolidou ainda. Aguardemos com paciência.

  6. Lucas Says:

    sinceramente.. com essa modinha de “geek is cool”… a minha sensação é a seguinte.

    numa análise étnica-cultural de paralelos:

    NERD = BLACK

    GEEK = AFRO-AMERICAN

    ou seja… aquele cara mala que só seguia modinha e te zoava a vida inteira pq vc era um nerd… agora descobre que as coisas que vc gostava são meio q legais (só pq entraram na moda). Então pra se “redimir” te chama de geek… pra dizer “viu… eu te respeito cara! Pq sou cool q nem vc!”

    BAH!!!

  7. Universo Geek | Mariely Del Rey - Blog Says:

    […] Geeks? Nerds? Dorks? […]

  8. Manoel Juaquim Says:

    Gente, estive a ler algo referente a informatica e comercio virtual e tais e de quando em quando via mençao aa palavra ‘geek’ mas sempre com conotaçao de alto nivel de intelectualidade basicamente ao falar o autor sobre algo característico dos altos engenheiros de sofisticadas empresas como google, microsoft etc. Entao ‘geek’ nao teria esse sentido depreciativo de ‘nerd’ que talvez seja mais idiota ou imbecil mesmo que tambem possa ser muito inteligente mas restrito a pouquissimas areas, sobretudo tecnologicas, como assim tambem limitados ou antissociais seriam os ‘geek’. Talvez estejam voces a confundir ambos com ‘weird’, que eh simplesmente ‘tolo’ e ‘chato’ mesmo. Ah, e nada dessa alusao aa cor dos africanos ou afrodescendentes pois tem nada a ver com a questao deste ‘post’.

  9. Alexandre Says:

    Mto esclarecedor… agradeço!

  10. RPG Man Says:

    Vc Nasce Nerd Ou Não,Depois Vc Só Descobre Se É,E Se Querem Saber Oq É Um Geek,Geek É Nerd Moda Focka Em Computadores,Ou Seja Um Sub Grupo Com Treeker Star Warrior,Sonystas,Etc

  11. Wictor Says:

    Na minha opnião, Nerd é um grupo de pessoas curiosas que querem aprender sobre muitas coisas, e acabam tneto muito conhecimento em variados assuntos. Outros nomes citados são apenas derivados.

  12. Anne (@GuikaTarantina) Says:

    Sou dork sem habilidade social, o mais fulero hahaha.

  13. Nerd Bonitão. Says:

    Na minha opinião, Nerd é um termo usado para o sexo masculino e Geek é um termo usado para o sexo Feminino.

  14. AAAAA Says:

    I.M.O os ministros da educação deveriam decidir qual o vdd signicado de cada palavra e depois considera-las

  15. Taty Says:

    Gostei muito das explicações, curto muitas coisas do mundo nerd desde de muito nova(tipo uns 16 anos atrás) mas me considero noob pois tem muita coisa que fico perdida quando falam, agora RPG eu gosto e sei montar minha ficha rsrsrs, eu acredito que tem pessoas que gostam de tudo um pouco, eu por exemplo jogo RPG, assisto animes, filmes(nerds), doramas, faço cosplay mas sou super social e curto esportes e muitos livros e como eu tem muitas outras pessoas.

    Parabéns pelo post

  16. Giovanni Says:

    vi à algumas semanas um texto sobre um termo usado para pessoas que só gostam de determinados “produtos” (bandas, musicas, séries, filmes) que não caíssem no gosto popular, depois que a “massa” descobria ele não curtia mais, tipo: “nossa BB é mt foda, + ta passando na record então não tem mais graça”

    vc sabe me dizer qual termo é aplicado pra esse tipo de pessoa?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: